Vivemos
em uma sociedade que possui deficiências em muitas áreas, sobretudo a
educacional.
Com
o avanço das novas tecnologias nos deparamos com a chamada inclusão digital. Todo
individuo que tem acesso a um computador (o que ocorre até através de
celulares), sabe utilizar suas ferramentas (o que atualmente crianças e jovens
são bem familiarizados) e está conectado com a rede de computadores (internet) possui
as condições necessárias para ser considerado um incluído digital.
Porém,
incluir digitalmente uma pessoa vai muito além de colocá-la na frente de um
computador e ensinar-lhe noções básicas de informática ao mesmo tempo em que
está conectada à rede de computadores (internet).
Isso
significa que essas ferramentas podem e devem ser utilizadas para melhorar a
qualidade de vida da pessoa e do grupo social à sua volta, não podendo o
individuo ser apenas um consumidor das informações que recebe, mas ao mesmo
tempo deve lhe dar condições de interagir, debater, discutir, formular novas
ideias e conceitos sobre o tema ou assunto apresentado, enfim de apropriar-se
de novos conhecimentos.
Defende-se
a ideia de que a inclusão digital deve andar de mãos dadas com a inclusão
social já que a pessoa precisa ter equipamentos e serviços disponibilizados em
seu favor para sua utilização, como já mencionados anteriormente. A população
de baixa renda e/ou com nível de escolaridade baixo são os primeiros a serem
excluídos.
A inclusão digital se dá, portanto, não
com o acesso à tecnologia pura, mas sim como parte de um processo de inclusão
social. O uso das tecnologias deve buscar, antes de tudo, um avanço no
bem-estar de todo um grupo social, favorecendo sua cultura, suas necessidades e
suas particularidades. (MONTANARO, 2014, pág. 07)
É
nesse momento que surge a educação como fator decisivo para que a inclusão
digital seja uma realidade na vida das pessoas. É
inegável que a escola aparece como uma fundamental aliada para que a inclusão digital
aconteça como nos alerta Sette (2014), quando menciona a escola como primeiro
espaço em que as oportunidades de uma vida melhor se apresentam junto à
população.
Dentro
da escola o gestor possui papel decisivo no planejamento, organização,
discussão, debate, de forma que toda comunidade escolar possa ser inserida
nessa chamada inclusão digital.
Para
tanto essas ações devem estar contempladas no Projeto Político Pedagógico da escola
como garantia de sucesso.
O
diálogo com a comunidade é importante para a reflexão sobre os benefícios dessa
inclusão digital.
E o papel de um gestor educacional é
absolutamente central nesse processo, assumindo a liderança no debate da comunidade
escolar para que se encontrem caminhos de se inserir as tecnologias digitais
nos processos de ensino e aprendizagem de forma contextualizada no projeto
político-pedagógico (MONTANARO, 2014, pág. 07).
Estar
incluído digitalmente dá ao gestor a oportunidade de realizar atividades de sua
rotina de trabalho utilizando recursos inovadores.
O
gestor precisa se conscientizar que com as novas tecnologias a forma de gerir
uma escola, não pode estar atrelada as práticas antigas e ultrapassadas, onde
predominava o autoritarismo e os mesmos métodos.
Um
gestor incluído digitalmente utiliza as multimídias e a internet na elaboração
do planejamento anual, das reuniões e palestras entre equipe escolar, pais e
comunidade, no envio de documentos, obtenção e transmissão de informações,
realização de pesquisas,
resolução de problemas, divulgação do
trabalho, entre outros e na aquisição de novos conhecimentos.
Portanto,
o gestor escolar deve aproveitar os benefícios que os espaços virtuais podem
trazer no seu campo de atuação.
Como
exemplo, citamos os Blogs que podem servir como um poderoso recurso de aproximação
e comprometimento entre família - escola - comunidade.
Um
Blog bem elaborado se torna um canal facilitador na divulgação de projetos e
experiências bem sucedidas, como é comum na internet vermos pessoas
disseminando suas experiências, descobertas, criações, adquirindo todo tipo de
informação e opinando a respeito, concordando, divergindo, elaborando novos
conceitos.
O Blog pode favorecer o diálogo com os pais
abordando temas voltados para a faixa etária dos alunos, já que a escola deve
estabelecer uma parceria com a família na educação dos filhos.
Através
do Blog a escola pode alcançar mais pessoas, os pais terem mais conhecimento
das atividades que a escola desenvolve e tecerem comentários garantindo a
participação da comunidade de forma que ela se sinta incluída no processo.
Inclusão
digital - Gestão escolar e Diálogo com a comunidade escolar são palavras de ordem
dentro de uma escola, são palavras-chave na escola atual.
Referências
bibliográficas:
MONTANARO,
Paulo Roberto. A internet e a inclusão digital. Ambiente Virtual de Aprendizagem do
Curso Formação de Gestores Educacionais.
São Carlos: UFSCar, 2014.
Acesso
em 14/12/2014
SETTE,
Sonia Schechtman. A tecnologia contribuindo para uma escola cidadã. Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso
Formação de Gestores Educacionais. São Carlos: UFSCar, 2014.
Acesso
em 14/12/2014
Sandra parabéns, adorei estar neste novo ambiente, onde poderemos interagir e acompanhar seu fantástico trabalho frente a esta escola. Sucesso e realizações sempre. Bjs Maritsa
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