sábado, 28 de março de 2015

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA




A avaliação institucional é um processo pelo qual a escola se conhece, se autoavalia e cria condições para garantir um padrão de qualidade da aprendizagem por meio do trabalho que desenvolve, ou seja, da forma como organiza sua prática.
O texto: avaliação institucional: a avaliação da escola como instituição (UFSCar 2014) afirma que a avaliação da escola deve ser diferenciada da avaliação da aprendizagem dos alunos (...) apesar de que a análise das condições institucionais da escola pode contribuir para explicar os resultados da avaliação da aprendizagem (...).
A EMEI Profª Maryângela Martini nunca realizou uma avaliação institucional, nem com a participação da equipe escolar e muito menos com a da comunidade.
Tanto o planejamento para um projeto de avaliação institucional e o modelo de avaliação que serão apresentados, foi elaborado pela equipe gestora e docentes a partir do diagnóstico e das prioridades da escola definidas para o ano letivo e prescrito no projeto político pedagógico, com base nos Indicadores da Qualidade Infantil, (Brasília, 2009) que afirma que os mesmos podem contribuir com as escolas (...) para que encontrem seu próprio caminho na direção de práticas educativas que respeitem os direitos (...) das crianças e ajudem a construir uma sociedade mais democrática. Será apresentado ao Conselho de Escola para conhecimento, discussão e aprovação.
 Defendemos que a comunidade escolar precisa criar a cultura de participar e se envolver nesse processo que para ela é novo, e para tanto, precisa de informação e instrução.


Proposta – Avaliação Institucional
Justificativa: O principal argumento para se realizar a avaliação institucional é a busca pela melhoria da qualidade do ensino.
Objetivo Geral:
  • Autoconhecimento da escola (reflexão sobre a prática);
Objetivos Específicos:
  •  Melhorar a escola como um todo;
  •  Melhorar a democratização da educação;
  •  Formular elementos para a tomada de decisão (coletiva).
Metas:

  • Criar uma cultura na escola onde a avaliação faça parte do cotidiano escolar;
  • Elaborar metodologia própria para avaliação do trabalho da escola;
Ações previstas para o ano letivo:

  • O Conselho de Escola criará uma comissão constituída pelos segmentos da escola que cuidará da elaboração da avaliação institucional anual de acordo com a realidade da escola;
  • Prever no Calendário Escolar data para a realização da avaliação;
  • Realizar a avaliação na escola;
Metodologia:

  • Utilização de critérios como: visão de totalidade, participação coletiva e planejamento e acompanhamento.
  • Serão realizadas reuniões (coletivo); utilizados questionários (individual e coletivo) e entrevistas; análise de documentos da escola (PPP), de arquivos (prontuários) e relatórios de observação (cotidiano da escola);
Instrumentos de coletas de dados:

  • Utilização de instrumental de coleta de dados (Dimensões, Indicadores e Aspectos) que serão fornecidos pelo projeto político pedagógico da escola e pelos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (Brasília, 2009).
Forma de sistematização dos resultados e divulgação para a comunidade:

  • Após identificar os resultados insatisfatórios (pontos fracos) e os satisfatórios (pontos fortes), os mesmos serão apresentados para a escola através de gráficos no quadro - mural, destacando os resultados bons e incentivando, motivando a melhorar os que apresentaram deficiências.
  • Será necessário estabelecer um Plano de Ação, com metas e ações pré-estabelecidas para corrigir ou minimizar as causas dos resultados negativos e que também contemplem a ampliação e divulgação dos resultados positivos.
Responsável pela execução do projeto:
O Conselho de Escola irá coordenar o Projeto de Avaliação Institucional, através da criação de um grupo de trabalho (outras pessoas poderão ser convidadas a participar), que terá como funções: sensibilizar a comunidade escolar, receber sugestões, planejar as etapas, apresentar uma 1ª versão da proposta, elaborar instrumentos de coleta de informações, aplicar os instrumentos, organizar as informações, elaborar um relatório final e divulgar para a comunidade.

Referências Bibliográficas:

BRASIL. Brasília. Indicadores da qualidade na educação infantil, Ministério da Educação- Secretaria de Educação Básica, Brasília, 2009, 64 páginas.

BRASIL. Brasília. Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares, Caderno de Estudo: como desenvolver a avaliação institucional da escola? Módulo IX. Brasília: CONSED- Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001, 137 páginas.

O texto: avaliação institucional: a avaliação da escola como instituição (UFSCar 2014)

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