sábado, 28 de março de 2015

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL



Proposta de Avaliação Institucional baseada nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (Brasília, 2009) e no texto: Avaliação: o processo e o produto.
(UFSCar, 2014).
Instruções para sua aplicação:
1-    O gestor escolar reunirá os envolvidos e explicará sobre o conteúdo e objetivos do trabalho; 2-Orientará para que seja criado um grupo de trabalho que deverá coordenar as atividades. 3-O grupo de trabalho terá um coordenador que dividirá os participantes em grupos de quatro ou cinco elementos, entregando para cada um uma dimensão para ser avaliada e determinará o tempo para a realização da atividade. 4- Cada grupo escolherá um relator que irá ser o responsável pelo resultado da discussão. Também será explicado que as perguntas objetivas presentes no questionário referem-se a ações, atitudes ou situações que mostram como está a escola em relação ao tema abordado. 5- Cada pergunta será discutida pelo grupo e receberá uma cor: verde, amarelo e vermelho, para pintar no quadrado correspondente.
Observar a legenda: Verde (ações, atitudes e situações consolidadas na escola); Amarelo (ações, atitudes e situações que ocorrem de vez em quando) e Vermelho (ações, atitudes e situações não existem na escola).

Dimensão: PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
Indicador: Proposta Pedagógica Consolidada
A escola tem uma proposta pedagógica em forma de documento conhecida por todos?
A Proposta Pedagógica foi elaborada com a participação das professoras, profissionais e famílias, considerando o interesse das crianças?
A Proposta Pedagógica estabelece diretrizes para valorizar as diferenças e combater a discriminação entre brancos, negros e indígenas, homens e mulheres e pessoas com deficiência?


Dimensão: MULTIPLICIDADE DE EXPERIÊNCIAS E LINGUAGENS
Indicador: Crianças construindo sua autonomia.
As professoras apoiam as crianças na conquista da autonomia para a realização dos cuidados diários (segurar a mamadeira, alcançar objetos, tirar as sandálias, etc.)?
As professoras incentivam as crianças a escolher brincadeiras, brinquedos e materiais?
As professoras, na organização das atividades e do tempo, oferecem simultaneamente um conjunto de atividades diferentes que podem ser escolhidas pela criança de acordo com sua preferência?

Dimensão: COOPERAÇÃO E TROCA COM AS FAMÍLIAS
Indicador: Respeito e acolhimento.
Os familiares sentem-se bem recebidos, acolhidos e tratados com respeito na escola, inclusive em seu contato inicial?

As professoras e demais profissionais sentem-se respeitadas/os pelos familiares?
Reuniões e entrevistas com os familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias?

Dimensão: INTERAÇÕES
Indicador: Respeito à identidade, desejos e interesses das crianças.
As professoras e demais profissionais chamam as crianças pelos seus nomes?
A escola observa e atende aos interesses e necessidades das crianças que são recém-chegadas, estão mudando de grupo ou se desligando da instituição?

As professoras e demais profissionais carregam os bebês e crianças pequenas ao longo do dia, propiciando interação, acolhimento e afetividade?

Dimensão: PROMOÇÃO DA SAÚDE
Indicador: Segurança.
A escola protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?
O botijão de gás atende às especificações de segurança e fica em ambiente externo protegido?
Produtos de limpeza, medicamentos e substâncias tóxicas são devidamente acondicionados e mantidos fora do alcance das crianças?

Indicador: Bem estar da criança.
A escola dispõe de um cardápio nutricional variado e rico que atenda as necessidades das crianças, inclusive daquelas que necessitam de dietas especiais?


 

As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranquilos, com a acústica que permite uma boa comunicação?
São tomados os cuidados necessários com a limpeza, com a higiene e a retirada do lixo dos ambientes externos e internos?

Dimensão: ESPAÇOS, MATERIAIS E MOBILIÁRIOS.
Indicador: Materiais variados e acessíveis às crianças
Há na escola ao longo de todo o ano brinquedos, livros, instrumentos musicais, materiais pedagógicos que respondam  aos interesses das crianças em quantidades suficientes?

Há brinquedos móbiles, livros materiais pedagógicos e audiovisuais que incentivam o conhecimento e o respeito às diferenças entre brancos, negros, indígenas e pessoas com deficiência?
O prédio escolar está preparado para o acesso a portadores de necessidades especiais?

Dimensão: FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DAS PROFESSORAS E DEMAIS PROFISSIONAIS
Indicador: Formação continuada
A formação continuada atualiza conhecimentos, promovendo a leitura e discussão de pesquisas e estudos sobre a infância e sobre as práticas de educação infantil?
Os momentos formativos estão incluídos na jornada de trabalho remunerada dos profissionais?
As professoras são orientadas e apoiadas na inclusão de crianças com deficiências?

Dimensão: GESTÃO DEMOCRÁTICA
Indicador: Avaliação da Gestão
Os colegiados são consultados na tomada de decisões importantes?

A equipe gestora demonstra transparência em seus atos no cotidiano escolar?
Existe uma comunicação eficiente entre escola e família?



Dimensão: CONTEXTO SOCIAL
Indicador: Perfil da comunidade
Como é considerado o nível de escolaridade dos pais de alunos pela comunidade escolar?

A comunidade local conhece o trabalho desenvolvido pela escola?
Há entidades e clubes de serviços disponíveis nas proximidades da escola para os alunos usufruírem?



Referências Bibliográficas:

BRASIL. Brasília. Indicadores da qualidade na educação infantil, Ministério da Educação- Secretaria de Educação Básica, Brasília, 2009, 64 páginas.


Avaliação: o processo e o produto. Ambiente Virtual de Aprendizagem do Curso Formação de Gestores Educacionais. São Carlos: UFSCar, 2014.

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